Você é uma Lista Telefônica?
As pessoas da geração pré-internet conheceram e usaram muito as listas telefônicas, eram publicações grossas de papel que traziam TODOS os telefones residenciais e comerciais de uma cidade ou região, com o nome e endereço do titular da linha.
Era uma publicação de consulta obrigatória quando se queria encontrar um serviço, produto ou apenas um amigo.
Por questão de segurança os assinantes residenciais pediam que seu número fosse omitido da lista, pois pessoas famosas eram facilmente encontradas ou era um método fácil de verificar que a residência estava vazia, sem ninguém dentro.
Em todos os hotéis pelo Brasil nos quartos havia uma lista telefônica, ou em qualquer estabelecimento comercial ou de atendimento ao público.
As listas eram distribuídas gratuitamente para os assinantes e a empresa sobrevivia dos anúncios encartados. Este modelo de negócio tinha muitos fornecedores: gráficas, transportadoras, empresas que recolhiam e distribuíam as novas edições, vendedores de anúncios, etc
Foi então que surgiu a internet……
Não sei em que ano foi publicado a ultima lista telefônica impressa no Brasil, mas ela certamente não existe mais.
A maior empresa da era papel tinha filiais em todos os estados do Brasil e nas principais cidades, agora ela migrou para a internet.
Continua sobrevivendo de anúncios, mas o seu ambiente agora é web, pela pagina ou aplicativo de celular.
Se você for uma “lista telefônica” vai estar se sentindo ultrapassado, que sua clientela esta minguando ou sumindo, se for um profissional pode estar desempregado ou empregado com um salário abaixo do desejado.
Não adianta “brigar” com os avanços tecnológicos, é preciso acompanhar a evolução, o que o seu público/clientes/ querem é a informação, a solução para os seus problemas, não importa o suporte físico ou como você entrega, mas é preciso ser ágil, rápido e eficiente.
Sempre haverão os saudosistas que preferem o método antigo, mas o custo para manter este mercado fica tão alto que o torna inviável.
Só irão sobreviver aquelas empresas e profissionais que forem capazes de evoluir junto à tecnologia.
Você é uma lista telefônica de papel?