Quanto cobrar?
Está é uma pergunta antiga, e sempre aparecem pessoas que estão iniciando na prestação de serviço e não sabem como precificar.
A primeira tendência é consultar os colegas, e usarmos um preço na média.
Mas quem contrata tambem faz orçamentos, compara, e se a nossa única diferença for o preço, é claro que irão escolher quem cobra menos.
Então o importante é entender seus custos fixos e os custos variáveis de cada trabalho, saber quanto quer ganhar, e ter noção de quando a pessoa/empresa está disposta a pagar.
E o principal: entender a necessidade e fazer uma oferta que resolva o problema.
Não adianta dizer: organizo seus livros utilizando a CDU, tabela Cutter, código de catalogação e normas abnt.
Diga: organizo seus livros de uma forma facil que qualquer pessoa da sua família/empresa saberá pesquisar e encontrar os livros de seu interesse.
O preço “certo” só virá com a experiência, mas é importante aprender a desenvolver diferenciais de qualidade PERCEBIDOS pelo cliente, é isto que fará com que ele aceite pagar um valor acima da média.
O preço “certo” é aquele que satisfaz os dois lados, mas é importante entender os custos ou se pode trabalhar apenas “empatando no final”. Tenho este ebook com dicas e faço cursos de “Como Cobrar” ou de “Empreendedorismo” que ao final de 4 aulas o aluno sai com uma Plano de Negócios pronto.