Uma preocupação comum a todas as pessoas que fazem um curso superior é conseguir atuar no campo de trabalho que escolheram. Quando se é novo, e temos a ajuda dos pais, ou temos outro apoio financeiro, podemos nos preocupar com apenas estudar. Mas é durante os estudos que aparece a primeira oportunidade de atuar e conhecer a área que escolhemos para trabalhar.
ESTÁGIO
O estágio é a primeira oportunidade de conhecer a futura carreira. É importante que o estagiário tenha como supervisor um profissional da área, o que permitirá conhecer a sua futura função e como é o trabalho na prática. É a primeira formação de network que será útil em toda a carreira. O estágio é a oportunidade de escolher o campo de atuação, ser mais técnico ou atuar diretamente com o público. Quanto mais estágios em diferentes campos tivermos melhor. Isto deve ser feito para os estágios obrigatórios ou remunerados. Uma característica de cidades próximas das instituições de ensino é a grande oferta de estágios e pouca oferta de emprego para os formados. Isto ocorre por aceitarem estágios sem a supervisão de um profissional da área, isto apenas fecha oportunidades de emprego. A empresa irá sempre contratar apenas estagiários, basta verificar o histórico da instituição para verificar a veracidade desta afirmação.
CONCURSO
O concurso público é algo que se deve procurar quando faltar 1 ano ou um pouco mais para a formatura. Começar cedo ajuda a conhecer a sistemática dos concursos, e caso seja aprovado, a nomeação normalmente demora o suficiente para que se conclua o curso. Uma dica é verificar a instituição que está organizando o concurso e procurar provas de concursos anteriores que ela tenha organizado. Estas empresas contratam especialistas nas áreas para montar um banco de provas e estas perguntas podem ser repetidas em outros concursos (alterando apenas o gabarito). Na situação atual teremos uma diminuição de concursos públicos, ficando limitados apenas aquelas “funções de estado”, ou repor as vagas dos que se aposentaram.
EMPREGO x TRABALHO
A diferença básica é que o emprego oferece carteira de trabalho assinada e trabalho é qualquer atividade remunerada realizada. Nas duas situações o importante é não ter uma atitude passiva, de esperar o anuncio da vaga para depois enviar o currículo. Uma vaga de emprego em uma capital ou grande cidade irá receber no mínimo 200 currículos, com a facilidade da internet todos enviam seu currículo, mesmo aqueles que já se encontram empregados. O profissional deve ter uma atitude pró-ativa, definir qual o mercado onde seus conhecimentos e habilidades possam impactar positivamente e com isto conseguir uma boa remuneração. É preciso se divulgar como empresa, mesmo que não tenha empresa constituída ainda. O primeiro passo é a criação de um cartão profissional com as informações básicas: nome, telefone, email , com a(s) atividade(s) que se propõe a desenvolver, isto deve ser divulgado na sua rede de familiares, amigos e nas relações sociais. Outra oportunidade são as diversas redes sociais (facebook, linkedin, twitter, instagram, etc.) gratuitas onde se pode criar um perfil e divulgar suas habilidades. A constante atualização profissional através de eventos, cursos e estudos devem ser algo constante. A pessoa focada em concursos investe tempo e dinheiro na sua preparação, está dedicação e empenho é também necessária para conseguir um espaço no mercado de trabalho.